O trabalhador deve estar atento às condições de trabalho e aos possíveis reflexos na sua saúde. Caso haja alguma suspeita de que a forma como você trabalha está criando problemas para sua saúde, não fique calado, procure ajuda e informe-se.
Se você sentir ou constatar a existência de risco grave e eminente à sua integridade física, paralise o trabalho e comunique o fato imediatamente a seu chefe ou ao responsável pelo serviço.
Ao fazer isso, você estará agindo em legítima defesa e também estará evitando muita dor de cabeça para seu empregador, eu pode ser responsabilizado civil e criminalmente caso ocorra um acidente.
Mesmo não acontecendo o acidente, a exposição de trabalhador à situação de grave e eminente risco já caracteriza, para o empregador, crime previsto no Código Penal (Artigo 132). Se na empresa onde você trabalha existe CIPA (de Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), sua colaboração será muito importante, pois a pessoa mais indicada para avaliar os riscos no trabalho que você faz é você mesmo.
Além de colaborar com a CIPA, acompanhe as atividades que ela desenvolve; os companheiros que foram eleitos têm compromisso com a defesa dos interesses dos demais.
Se onde você trabalha não existe CIPA, converse com seus companheiros sobre os problemas que vocês identificam e discuta com eles as melhorias que podem ser adotadas para dar mais qualidade ao trabalho realizado.
As sugestões dever ser encaminhadas ao empregador de maneira que fique claro o caráter coletivo propostas. Se necessário, busque apoio no sindicato.

Nenhum comentário:
Postar um comentário